.: Dimensões de Tela de Televisores :. Objetivo ObjetivoA apresentação dos resultados obtidos nas análises realizadas em diversos produtos e serviços consiste em uma das etapas do Programa de Análise de Produtos, coordenado pela Diretoria de Avaliação da Conformidade do Inmetro e que tem por objetivos:
Deve ser destacado que as análises coordenadas pelo Inmetro, através do Programa de Análise de Produtos, não têm caráter de fiscalização, e que esses ensaios e verificações não se destinam à aprovação de um produto ou serviço. O fato de um produto ou serviço
analisado estar ou não de acordo com as especificações
contidas em uma norma/regulamento técnico indica uma tendência
em termos de qualidade. Além disso, as análises têm
caráter pontual, ou seja, são uma "fotografia"
da realidade, pois retratam a situação naquele período
em que as mesmas são conduzidas. JustificativaO Programa de Análise de Produtos foi criado em 1996, sendo um desdobramento do Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade - PBQP, mais especificamente de um de seus subprogramas, denominado Conscientização e Motivação para a Qualidade e Produtividade, que refletia a necessidade de criar, no país, uma cultura voltada para orientação e incentivo à Qualidade, e que tinha por objetivo promover a educação do consumidor e a conscientização dos diferentes setores da sociedade. Nesse contexto, o Programa de Análise de Produtos cumpre sua função de disseminar essas informações ao coordenar uma análise que envolve a medição das dimensões das telas de televisores. A escolha desse produto mostra-se apropriada para chamar a atenção da sociedade para a importância da Metrologia, pois trata-se de um produto presente na maioria dos lares brasileiros cujas vendas aumentam muito em determinadas épocas, por exemplo, por ocasião da Copa do Mundo de futebol. Nos últimos anos,
a Ouvidoria do Inmetro tem
registrado freqüentes contatos por parte de consumidores, que
apresentam reclamações ou têm dúvidas
quanto ao tamanho da tela dos aparelhos que adquiriram.
Como pode ser observado, torna-se necessário esclarecer algumas questões aos consumidores a respeito do tamanho das telas de TV, uma vez que as reclamações dos consumidores devem-se, principalmente, à falta de informação. Este relatório apresenta a descrição das principais etapas desta análise, os ensaios e os resultados obtidos, bem como os esclarecimentos solicitados por consumidores e as conclusões do Inmetro sobre o assunto. MetrologiaA palavra metrologia deriva do grego, da junção das palavras metron (medida) e logos (ciência). Metrologia é, portanto, a ciência que abrange todos os aspectos teóricos e práticos relativos às medições. No Brasil, cabe ao Inmetro atuar em duas áreas da Metrologia: A Metrologia Científica tem por atribuição principal manter as unidades fundamentais de medida, realizar sua rastreabilidade - ou seja, sua comparação aos padrões internacionais - e disseminar esses padrões até as indústrias. A Metrologia Legal, por sua vez, objetiva assegurar garantia metrológica aos relacionamentos econômicos, ou seja, proteger o consumidor no que se refere às unidades de medida. Na prática, isso tem efeitos profundos na vida do consumidor, pois é através da Metrologia que se procede à verificação de produtos relacionados a medições em saúde, segurança e no comércio. Seguem alguns exemplos de como a Metrologia
Legal impacta na vida cotidiana:
Normas e Documentos de Referência
Responsabilidade pelas mediçõesAs medições foram realizadas por técnicos da Divisão de Instrumentos de Medição no âmbito da Segurança e do Trânsito, vinculada à Diretoria de Metrologia Legal do Inmetro.
Marcas AnalisadasDe forma a simular a compra
feita pelo consumidor, o Inmetro adquiriu, em março de 2006,
uma amostra de cada uma das seguintes marcas:
MediçõesA metodologia utilizada previu a medição da diagonal visual, que é aquela que o telespectador efetivamente enxerga como imagem, para compará-la com a informação prestada pelo fabricante, na embalagem do produto. De modo a obter uma medição mais confiável, foram feitas 10 medições da diagonal visual, com um instrumento de medição calibrado, sendo o resultado final a média das 10 medições. Os resultados obtidos foram os seguintes:
(*) Média de 10 medições Resultado: Todas as amostras foram
consideradas conformes, pois as medidas obtidas confirmam as informações
prestadas pelos fabricantes, nas embalagens dos produtos.
Informações para o ConsumidorO consumidor, ao comparar diversos modelos de televisores, utiliza a informação prestada pelo fabricante, quanto ao tamanho da tela. Nesse sentido, é importante diferenciar as duas informações que têm sido apresentadas nas embalagens do produtos disponíveis no mercado nacional. Dimensão em polegadas: Historicamente, o setor produtivo sempre informou a dimensão das telas em polegadas (ex.: 20", 21", 29", etc.). Esta medida, entretanto, não se refere à imagem visível para o consumidor e sim à dimensão do tubo de imagem, que fica oculto no interior do televisor. Para obtê-la, o consumidor precisaria desmontar seu aparelho. Dimensão da diagonal visual, em centímetros: A informação útil, que pode ser utilizada para basear sua decisão de compra, é a dimensão da diagonal visual. Esta pode ser conferida por qualquer pessoa, com um instrumento de medição adequado. A seguir, é apresentada
uma tabela comparativa entre as dimensões do tubo de imagem
(declarada em polegadas) e as dimensões das diagonais visuais,
para cada uma das amostras:
1 polegada corresponde a, aproximadamente, 2,54cm. Ao adquirir um "televisor de 20 polegadas", por exemplo, o consumidor poderia supor que a tela do aparelho possui 20 x 2,54 = 50,8cm. Essa medida, entretanto, é a do tubo de imagem. Em casa, ao efetuar a medição da tela visível, na diagonal, o consumidor obteria um valor aproximado de 48,0cm, ou seja, 2,8cm menor do que o esperado. Essa diferença se torna maior à medida que se aumenta o tamanho da tela. Em "televisores de 29 polegadas, a diferença pode chegar a aproximadamente 5,0cm. Observação: Televisores de plasma ou LCD (telas de cristal líquido) possuem outro tipo de projeto e construção. Nestes modelos, o "tamanho" informado, em polegadas, corresponde à dimensão correta da tela.
ConclusõesA análise de medição de telas de televisores possui caráter educativo, tendo como objetivo o esclarecimento de dúvidas dos consumidores. Nesse sentido, as medições permitem concluir que a declaração de informações dimensionais em polegadas não tem utilidade para o consumidor, que deve basear sua decisão de compra na dimensão da diagonal visual, em centímetros. Cabe ressaltar, entretanto, que as medidas obtidas confirmaram as informações prestadas pelos fabricantes, nas embalagens, quanto às dimensões das diagonais visuais. Está em curso, desde 2005, o desenvolvimento de um programa de avaliação da conformidade de televisores, realizado pelo Inmetro em parceria com o setor produtivo, que passará a informar, através de uma etiqueta semelhante à utilizada hoje em outros eletrodomésticos, o consumo de energia elétrica dos aparelhos em modo de espera (conhecido como stand-by). Além desta importante
informação, que possibilitará ao consumidor
a comparação dos produtos com base no seu consumo
de energia, a etiqueta trará a informação sobre
a medida da diagonal visual. |