.: Azevedo recebe presidente do Codex Alimentarius :.

Na terça-feira (19/12), o presidente do Inmetro, Carlos Augusto de Azevedo, reuniu-se com o presidente do Codex Alimentarius, Guilherme Costa. O veterinário do Ministério da Agricultura, Agropecuária e Abastecimento (Mapa) foi eleito presidente da Comissão do Codex Alimentarius em julho deste ano e é a primeira vez que um brasileiro ocupa esta posição.

Costa apresentou as principais realizações do Codex Alimentarius nos últimos meses, como a participação em eventos no Senegal, na Índia e na Tailândia e na reunião da Junta Interamericana de Agricultura (JIA), formada por ministros da Agricultura dos países americanos. “Nossa responsabilidade maior é elaborar normas que possam garantir segurança alimentar e facilitar o comércio”, afirmou.

Durante a reunião, Azevedo falou sobre pontos de convergência entre atividades do Inmetro e do Codex e citou um possível programa de certificação de alimentos, que está começando a ser discutido no Instituto. Já o diretor de Metrologia Científica e Tecnologia, Humberto Brandi, falou sobre o interesse do Sistema Interamericano de Metrologia (SIM) em aprimorar a metrologia da unidade de grãos na América Latina, que ainda tem uma incerteza alta.

Também participaram da reunião o chefe de Gabinete, Paulo Gomes da Silva e os servidores Valnei da Cunha (Dimci), Marcelo Medeiros (Dimav), Roberto Flatschart (Dimav), Aurea Flatschart (Dimav), José Vinge (Caint), Lea Contier (Caint) e André Santos (Caint).