.: Conferência sobre veículos inteligentes irá gerar recomendações sobre o tema para o País :.

Terminou, na última sexta-feira (30.11), a “1ª Conferência sobre Veículos Inteligentes: segurança jurídica e tecnológica para inserção no Brasil”. Organizado em parceria entre o Inmetro, a Firjan e a Universidade Federal de Lavras (UFLA), o evento aconteceu entre os dias 26 e 30 de novembro, no Rio de Janeiro, e reuniu representantes do governo, da indústria, da academia e outros especialistas envolvidos com o tema.

A atividade final consistiu em uma reunião de trabalho, na qual os participantes dividiram-se em quatro sessões temáticas (Tecnologia; Normalização e Avaliação da Conformidade; Regulamentação e Legislação; Regulamentações e normas para a implementação da mobilidade elétrica no Brasil) e traçaram recomendações iniciais para o País, apontando providências que devem ser adotadas para viabilizar e impulsionar a adoção segura das tecnologias relacionadas a veículos inteligentes, os atores responsáveis por cada medida e os riscos associados ao não cumprimento.

Até fevereiro, o Grupo de Trabalho responsável pela organização do evento irá produzir um relatório com as informações gerais que foram discutidas ao longo da Conferência e com o quadro de recomendações, para balizar ações futuras. “A ideia é usar o material para sensibilizar os atores envolvidos com o tema, para que comecem a tomar as providências necessárias”, explicou Ana Carolina de Andrade Pinto, da Divisão de Inovação Tecnológica do Inmetro.

De acordo com Ana Carolina, os principais objetivos do evento eram difundir a necessidade de discutir o tema a partir de parâmetros nacionais e promover a interação entre os principais atores envolvidos. “Foi muito positiva a iniciativa, conseguimos cumprir aquilo que nos propomos desde o início, que era servir de ignição para o assunto e reunir empresas importantes para o setor, esferas de governo e instâncias regulatórias”, avaliou.

Programação

No primeiro dia de evento, o professor da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Alberto Ferreira de Souza, apresentou o caso da IARA, o carro autônomo desenvolvido na instituição. Os participantes também puderam assistir a uma demonstração do veículo, que circulou pelos jardins da Casa Firjan.

A palestra "Concepção tecnológica dos veículos inteligentes", conduzida pelo professor Danilo Alves de Lima, da UFLA, abriu o segundo dia da Conferência, seguida de uma apresentação sobre sensoriamento para veículos inteligentes, feita por Leimar Mafort, da Bosch.

No dia 27 de novembro houve, ainda, discussões sobre redes neurais (professor Carlos Carlim – UFRJ), cidades inteligentes e integração com sistemas de transportes inteligentes (Carlos Rodrigues – Inmetro), sistemas inovadores para veículos autônomos (Marcel Saraiva – Nvidia), novos registradores de dados (Arthur Miranda Neto – UFLA), segurança físico-cibernética (Rodolfo Saboia – Inmetro) e requisitos legais de proteção de dados (Fernando Santiago – Chenut Oliveira Santiago Avogados).

O terceiro dia da Conferência foi iniciado com uma palestra sobre impacto dos sistemas inteligentes na implantação dos veículos elétricos (Luciano Batista – Inmetro), seguida por uma sobre experiências da indústria automobilística em veículos inteligentes (Claudio Carreirão – Volvo). Em seguida, o professor Edson Kitani, que estuda veículos autônomos desde 2015, apresentou os resultados e aprendizados da Robocar Race, corrida de veículos elétricos autônomos em escala. Joel Sugano, empreendedor e professor da UFLA, finalizou a manhã falando sobre modelos de negócio para veículos inteligentes.

Na parte da tarde, as discussões foram sobre ética (Fabro Steibel – ITS Rio), arcabouço legal para veículos inteligentes no Brasil e no mundo (Andrea Martinesco – Ministério Público Federal), certificação e homologação (Marta Tobar – IDIADA) e o papel das seguradoras (Eduardo Bugalho e Carlos Savarese – SURA).

O quarto dia de evento contou com três mesas redondas, nas quais foram discutidas as visões da indústria, da academia e das autoridades regulatórias e órgãos executivos do governo. Posteriormente, houve destaque para o tema da mobilidade elétrica, com apresentações sobre as experiências das instituições alemãs Hubject, da Mobility2Grid e da NOW GnbH, trazidas pela agência da cooperação internacional apoiadora do evento, a GIZ.

Por fim, no dia 30 de novembro foram feitas as sessões temáticas, com participação de especialistas dos diversos setores potencialmente afetados pela introdução dos veículos inteligentes no panorama nacional.